"Chico & Rita" conquistou Prémio Turismo do Douro

O primeiro filme de animação de Fernando Trueba, "Chico & Rita", conquistou hoje, em Alijó, o Prémio Turismo do Douro na terceira edição do Douro Film Harvest (DFH), que teve como país convidado o Brasil.
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A distinção foi recebida na cerimónia de encerramento do certame por Tono Errando. Nesta cerimónia foi também homenageado com o galardão Casta Douro Carreira o realizador brasileiro Cacá Diegues.

"Chico & Rita" é o primeiro filme de animação de Fernando Trueba, desenhado à mão e realizado em conjunto com Tono Errando e Javier Mariscal. Conta uma história de amor e superação humana, através da música. A banda sonora é da autoria de Bebo Valdês.

O Prémio Turismo do Douro, atribuído na Vintage Selection, foi disputado pelos filmes Uma Separação, Las Acácias, A Árvore da Vida, Hermano e Chico & Rita.

O filme de Fernando Trueba resultou de uma coprodução entre Espanha e Reino Unido e integrou a selecção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá, 2010).

Organizado pela Entidade Regional de Turismo do Douro, o certame arrancou segunda e termina domingo depois de percorrer os palcos de Alijó, Pinhão, Favaios, Penedono, Vidago, Vila Nova de Gaia e Porto.

O director artístico do DFH, Ivan Dias, destacou o facto de, esta terceira edição, ter contado com um cartaz com 80 por cento de estreias nacionais. Frisou ainda que, este ano, o evento deu passos importantes para se transformar num "festival de cinema".

Embora ainda não tenha conquistado o grande público, Ivan Dias, sublinhou que o DFH está a trazer para o Douro "pessoas e filmes que fazem a diferença".

"Com a mesma oferta cinematográfica, não conseguimos competir com Lisboa, Porto ou Faro. O Douro é um espaço único e nós temos a sorte e o engenho de ter este espaço", frisou.

O Brasil foi o país homenageado desta edição, que contou com um orçamento de 450 mil euros.

A organização quis precisamente aproveitar o evento para atrair ao Património Mundial mais turistas brasileiros.

"Nós queremos consolidar o Brasil, isto é, queremos através do DFH mostrar o Douro ao mercado brasileiro, aos potenciais turistas", o presidente da Turismo do Douro, António Martinho.

O Brasil é o quinto maior mercado turístico de Portugal.

"O Brasil esqueceu-nos e nós esquecemos o Brasil. Agora o Brasil é capaz de ser o nosso fornecedor de turistas e de interessados em conhecer a nossa realidade e nós só temos a ganhar com isto", salientou Ivan Dias.

O grande ausente foi o actor brasileiro José Wilker, convidado especial do evento, mas que, por motivos de saúde, não pode viajar até à Região Demarcada do Douro.

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